Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Walsh, William (Bill)


Walsh, William (Bill)
As histórias que marcaram a infância daqueles que cresceram lendo as revistas Disney-Abril tiveram, por trás dos desenhistas, roteiristas criativos (todos americanos nascidos na primeira metade do século XX), responsáveis por muitos dos sonhos e objetivos que nortearam as vidas dessas crianças de outrora.
Embora desconhecidos até agora, na verdade foram eles que expandiram a Galeria Disney criando novos personagens, criando personagens parentes dos já existentes e até criando vilões e inimigos inesquecíveis.
Também escreveram roteiros de histórias extremamente criativas, com muita ação, mistérios e comicidades, que marcaram várias gerações de leitores.
Esta introdução acima irá abrir o item de "Características" de todos os escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos Disney, doravante aqui apresentados.

Bill Walsh é um deles! Se não fosse por toda sua expressiva produção de mais de três mil histórias, a maioria desenhada pelo Mestre Gottfredson, já valeria essa classificação por ser o criador do inesquecível personagem Esquálidus.

"As Aventuras de Esqualidus" (Revistas Pato Donald, ns. 22, 23, 24 e 25 de 1952, Revista Mickey, no. 23, de 1954 e Revista Disney Especial, no. 6, de 1973). Bill Walsh foi o criador do personagem "Esqualidus" (chamado Iga Biva no original), um ser do futuro que participou de muitas aventuras com Mickey. No exemplo acima, a história do surgimento desse personagem. Ele, entre outras características, usa um minúsculo calção preto de dentro do qual tira todo tipo de ferramenta, equipamento ou qualquer coisa que necessite. Exemplo magistral da imaginação de Bill, com desenho do Mestre Gottfredson.

"O Pequeno Davy Crockett" (Revista Pato Donald, ns. 256, 257, 258, 259, 260, 261, 262, 263, 264 e 265). Walsh criou também, com traço do Mestre Floyd, o personagem "Pequeno Davy Crockett", baseado em um conhecido herói da colonização americana - Davy Crockett que morreu lutando na famosa batalha do Forte Álamo, no Texas - porém situando-o na sua infância, daí o "Pequeno". Esse personagem foi depois aproveitado por Bradbury (vide Características de Jack Bradbury), aparecendo junto com o Pateta e também por Hubbard (vide Características de Al Hubbard), aparecendo junto com Hawita.

"The World of Tomorrow" - Do trabalho de Floyd com Bill Walsh merece destaque uma história um tanto quanto polêmica, mostrada acima, chamada "The World of Tomorrow" (parcialmente publicada no Brasil com o nome de "Mickey no Ano 2000"), que consta ser uma sátira sobre as guerras.

"O Sumiço do Pateta" (Revista Mickey, no. 62, de 1957). A produção de Bill Walsh foi muito vasta. Outro destaque é a história de mistério mostrada acima, a qual tem um roteiro magistral cheio de surpresas, inclusive envolvendo a ação do governo americano, uma novidade na época. Nessa história, por um motivo que não fica claro, Pateta tornou-se um cientista inteligentíssimo. Mas no final voltou tudo ao normal.

"O Gorila Civilizado" (Revista Pato Donald, ns. 132, 133, 134, 135 e 136, de 1954 e Revista Tio Patinhas, no. 21, de 1967). Outro exemplo de história criada por Bill Walsh é esta acima, onde Mickey recebe a incumbência de cuidar de um gorila que é um verdadeiro cavalheiro, chegando a dar aulas de etiqueta e bom gosto ao próprio rato. Criação hilária de Bill. Observe-se que o início de "O Gorila Civilizado" mostra Mickey chegando de trem. Bom, para quem não sabe, ele estava justamente voltando da Irlanda onde havia vivido a aventura "O Sapato Mágico", outra magistral criação de Walsh. A arte-final desta história é de Bill Wright (vide Características Bill Wright) e o lápis de Gottfredson.

"O Terror do Deserto" (Revista Pato Donald, no. 14, de 1951, Revista Mickey, no. 340, de 1981 e Revista Anos de Ouro do Pato Donald, no. 2, de 1988). Outra trama de Bill, originária das tiras de jornais, e repleta de situações aventurosas, como era de seu estilo. A arte-final foi de Dick Moores (vide Características de Dick Moores), sendo o traço de Floyd.

"A Paixão de Pluto" (Revista Pato Donald, no, 256, de 1956). Mais um exemplo de história escrita por Bill, no caso estrelada por Pluto, e de característica cômica, Prova de que Walsh tinha capacidade de escrever todo tipo de trama. Arte-final de Manuel Gonzales (vide características de Manuel Gonzales), com desenho original de Floyd Gottfredson.

"Os Ciúmes Do Zé" (Revista Zé Carioca, no. 543, de 1962). Finalizando, um exemplo de uma das várias histórias cômicas de uma página, escritas por Bill Walsh, originalmente estreladas por Mickey e desenhadas pelo Mestre Manuel Gonzales, reaproveitadas pelo Mestre Nacional Jorge Kato, substituindo o rato pelo Zé Carioca, em mais um exemplo do caso "Zé Fraude".

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.